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10/05/2018

4 cuidados ao implementar seu quiosque em um shopping

4 cuidados ao implementar seu quiosque em um shopping

Abrir um quiosque em um shopping é uma boa ideia de investimento para quem quer atrair a atenção de muitos consumidores sem precisar investir tanto. Esse modelo de loja de menor porte oferece a chance de um investimento seguro para quem quer arriscar menos com uma loja maior no shopping.

Por ser um modelo mais específico de negócio, quem estiver pensando em implementar um quiosque tem que seguir uma série de cuidados específicos. Para aproveitar ao máximo as vantagens desse tipo de loja, continue lendo e conheça melhor suas características!

Conheça as vantagens dos quiosques

Antes de investir de fato em um quiosque de shopping, vamos às suas características. O empreendedor pode considerar que esse modelo de loja tem várias vantagens: é lucrativo e chama atenção por se encontrar bem no centro da movimentação dos corredores do shopping.

A aproximação do cliente é muito maior do que no modelo tradicional de lojas, que precisam que o consumidor tenha o interesse inicial de entrar de fato na loja. Quem está de passagem pelo corredor pode ser fisgado ali mesmo!

Os quiosques também podem ser uma boa experiência para quem pensa em abrir uma loja maior e quer "testar" o negócio antes, para ter mais segurança. Com um investimento inicial consideravelmente mais baixo, essa é uma ótima forma de começar a empreender sem arriscar demais, servindo como um primeiro passo para ousar no futuro.

1. Características próprias do quiosque

O espaço disponível, dimensões e outros pontos técnicos dos quiosques são específicos desse modelo de loja. 

Os quiosques geralmente devem ter a partir de 4 metros quadrados. Além disso, existem limites de altura máxima e de altura dos balcões do quiosque. Geralmente, a altura total não deve ultrapassar 2 metros, enquanto os balcões devem ter no máximo 1,30m. Com essas informações, já dá para prever, por exemplo, os custos de montagem do ponto comercial, que é bem mais baixo que das lojas tradicionais. 

Pense também nas estratégias de iluminação e disposição de produtos. Ao contrário de uma loja, que conta apenas com uma vitrine, o quiosque tem quatro. Por estar no corredor do shopping, o potencial de ser visto é muito maior e o empreendedor precisa se lembrar dessa característica para planejar e aproveitar essa vantagem.

2. Escolha o ponto certo

Antes de investir em um shopping, procure conhecer a movimentação de consumidores que passam por lá. Alguns locais do shopping têm maior fluxo de clientes transitando ou estão localizados entre lojas e serviços de categorias em comum. 

Quem pensa em abrir um quiosque deve buscar o ponto certo, que tenha um bom volume de pessoas passando e que também ocupe um espaço de destaque para o seu negócio. E nós, da Partage, por exemplo, damos toda a assessoria para quem quer montar seu quiosque, ajudando na escolha do melhor ponto e fornecendo todos esses números.

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3. Aproveite bem o espaço e a estrutura do quiosque

A operação no quiosque também tem suas particularidades devido ao formato do negócio. Se estiver pensando em abrir uma loja como essa, é preciso fazer um bom planejamento do espaço.

O quiosque precisa ter o tamanho certo para abrigar os funcionários com conforto e sem perder na exposição correta dos produtos. Um espaço para circulação de funcionários e preparo de produtos como alimentos, se for o caso, também deve ser bem planejado.

Também é imprescindível checar antes de abrir a loja se o local escolhido tem a estrutura necessária. Confira então a iluminação, tomadas disponíveis e fiação para instalar ou ligar aparelhos que o negócio vai precisar.

4. Ofereça um atendimento incrível ao cliente

Como adiantamos acima, a abordagem e atendimento ao cliente dos quiosques é diferente das lojas tradicionais. Em primeiro lugar, a movimentação de pessoas passando é muito maior. Todo consumidor do shopping acaba transitando por algum quiosque no corredor, o que traz grande potencial de consumidores que vão notar a sua marca.

Por outro lado, impactar pessoas é um desafio. O time de vendedores deve ser bem treinado e motivado para encarar muitas pessoas que estão apenas de passagem ou "dando uma olhadinha". Os vendedores precisam saber abordar sem serem invasivos, mas também serem incisivos na medida certa, não deixando o cliente esperando ou sem atendimento.

Quer continuar aprendendo a investir gastando pouco? Confira nossas dicas para abrir uma empresa no varejo sem gastar demais.

E para investir com segurança, pode contar com a Partage! Estamos à disposição para te ajudar a encontrar o modelo de loja ideal para você alcançar o sucesso no mercado.