Área Restrita

Receba nossos conteúdos

todas as matérias

24/11/2017

Vantagens da expansão dos negócios para o interior

Vantagens da expansão dos negócios para o interior

A velha noção de que só há futuro para quem empreende nas capitais do Brasil foi-se há muito tempo. No mercado, o que se observa é exatamente o contrário: a expansão cada vez maior de negócios para as cidades do interior. Só em 2016, por exemplo, 11 dos 18 shoppings abertos no país foram inaugurados no interior dos estados.

Somando a expansão dos shoppings para o interior ao crescimento constante do setor de franquias, as cidades das regiões metropolitanas e do interior dos estados despontam como uma ótima alternativa para os empreendedores do varejo. As vantagens dessa expansão você confere com a gente agora:

A competição no mercado é menos acirrada

O mercado de varejo em cidades do interior é menos competitivo que em grandes centros. É aí que vive a maior oportunidade para quem considera levar uma franquia para fora das capitais. 

Como o interior sempre foi o patinho feio das grandes redes de varejo, quem enxerga a oportunidade primeiro, leva a vantagem. Chegar com uma loja de peso no interior é muito mais fácil pois além da competição menor, nos dias atuais os consumidores já possuem uma imagem estabelecida de marcas famosas, então, você não é um estranho ao iniciar sua operação.

Grande possibilidade de se tornar referência no mercado

Imagine uma cidade de interior com poucas centenas de milhares de habitantes. Com um mercado menos competitivo e dominado por lojas menores, quem chega levando uma franquia de sucesso tem boas chances de já chegar se posicionando muito bem.

Se você tem o perfil certo para abrir uma franquia, então, não pense duas vezes! Franquias possuem um produto ou serviço já testado e processos muito bem definidos, sinônimo de grande vantagem competitiva para iniciar com o pé direito e consolidar seu espaço.

Os consumidores buscam novidades e opções

Das mais de 140 mil franquias registradas no Brasil quase a metade (48,2%) está em cidades com mais de 500 mil habitantes. E quanto menor a cidade, menos opções são oferecidas para os consumidores.

Na hora de levar uma loja para o interior, lembre-se disso e ofereça o que o consumidor local ainda não tem. Com menos opções e novidades, o público das cidades menores sempre tem uma curiosidade e um interesse bem grandes no que chega de novo.

Menos burocracia para franquias no interior

Uma das grandes vilãs da economia nas grandes cidades é a burocracia. O ambiente regulatório para empreender nas cidades brasileiras é inclusive um dos critérios avaliados no Índice de Cidades Empreendedoras, estudo da Endeavor que mapeia a capacidade empreendedora das cidades brasileiras. 

Nas cidades do interior, tende a ser mais fácil e rápido conseguir liberações e alvarás junto às prefeituras. Isso funciona como um incentivo para atrair empreendimentos interessantes e facilitar a expansão econômica nas cidades menores.

Cuidados na expansão para cidades do interior

Mesmo com as vantagens citadas, empreender no interior requer uma atenção especial. Um ponto para se considerar antes de levar seu negócio para o interior é a infraestrutura local. Um estudo prévio das vias de acesso e opções de transporte para a cidade escolhida são sempre bem-vindos.

Além disso, dependendo da sua área de atuação, investimentos em treinamento e capacitação de funcionários podem ser necessários. Então, antecipe-se e adicione esse ponto no seu plano de negócios.

Por fim, sempre vale a dica básica para qualquer empreendimento: planeje bem o negócio. Estudar o público da cidade e mapear oportunidades nos shoppings locais são uma boa forma de começar esse trabalho.

Com essas vantagens você já se sente preparado para a expansão? Então aprenda a abrir uma franquia de sucesso em apenas 7 passos!