24/11/2017
Vantagens da expansão dos negócios para o interior
A velha noção de que só há futuro para quem empreende nas capitais do Brasil foi-se há muito tempo. No mercado, o que se observa é exatamente o contrário: a expansão cada vez maior de negócios para as cidades do interior. Só em 2016, por exemplo, 11 dos 18 shoppings abertos no país foram inaugurados no interior dos estados.
Somando a expansão dos shoppings para o interior ao crescimento constante do setor de franquias, as cidades das regiões metropolitanas e do interior dos estados despontam como uma ótima alternativa para os empreendedores do varejo. As vantagens dessa expansão você confere com a gente agora:
O mercado de varejo em cidades do interior é menos competitivo que em grandes centros. É aí que vive a maior oportunidade para quem considera levar uma franquia para fora das capitais.
Como o interior sempre foi o patinho feio das grandes redes de varejo, quem enxerga a oportunidade primeiro, leva a vantagem. Chegar com uma loja de peso no interior é muito mais fácil pois além da competição menor, nos dias atuais os consumidores já possuem uma imagem estabelecida de marcas famosas, então, você não é um estranho ao iniciar sua operação.
Imagine uma cidade de interior com poucas centenas de milhares de habitantes. Com um mercado menos competitivo e dominado por lojas menores, quem chega levando uma franquia de sucesso tem boas chances de já chegar se posicionando muito bem.
Se você tem o perfil certo para abrir uma franquia, então, não pense duas vezes! Franquias possuem um produto ou serviço já testado e processos muito bem definidos, sinônimo de grande vantagem competitiva para iniciar com o pé direito e consolidar seu espaço.
Das mais de 140 mil franquias registradas no Brasil quase a metade (48,2%) está em cidades com mais de 500 mil habitantes. E quanto menor a cidade, menos opções são oferecidas para os consumidores.
Na hora de levar uma loja para o interior, lembre-se disso e ofereça o que o consumidor local ainda não tem. Com menos opções e novidades, o público das cidades menores sempre tem uma curiosidade e um interesse bem grandes no que chega de novo.
Uma das grandes vilãs da economia nas grandes cidades é a burocracia. O ambiente regulatório para empreender nas cidades brasileiras é inclusive um dos critérios avaliados no Índice de Cidades Empreendedoras, estudo da Endeavor que mapeia a capacidade empreendedora das cidades brasileiras.
Nas cidades do interior, tende a ser mais fácil e rápido conseguir liberações e alvarás junto às prefeituras. Isso funciona como um incentivo para atrair empreendimentos interessantes e facilitar a expansão econômica nas cidades menores.
Mesmo com as vantagens citadas, empreender no interior requer uma atenção especial. Um ponto para se considerar antes de levar seu negócio para o interior é a infraestrutura local. Um estudo prévio das vias de acesso e opções de transporte para a cidade escolhida são sempre bem-vindos.
Além disso, dependendo da sua área de atuação, investimentos em treinamento e capacitação de funcionários podem ser necessários. Então, antecipe-se e adicione esse ponto no seu plano de negócios.
Por fim, sempre vale a dica básica para qualquer empreendimento: planeje bem o negócio. Estudar o público da cidade e mapear oportunidades nos shoppings locais são uma boa forma de começar esse trabalho.
Com essas vantagens você já se sente preparado para a expansão? Então aprenda a abrir uma franquia de sucesso em apenas 7 passos!